PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

A pavimentação asfáltica é forma mais comum e viável para transformar rodovias e estradas, e no Rio de Janeiro a empresa Galdino Cavalcanti Construção e Engenharia conceituada e sólida no ramo da construção civil e engenharia, possui amplo conhecimento e condições técnicas para produzir e aplicar a pavimentação asfáltica no Rio e Janeiro e em todo Brasil, conforme suas necessidades.

A pavimentação asfáltica é feita em quatro camadas: reforço do subleito; sub-base; base e revestimento de base observaram também que os tipos de revestimento têm graduações diferentes, pois:

  • A mistura asfáltica de graduação descontínua é mais resistente e eficiente na drenagem da pista;
  • A mistura asfáltica de graduação aberta, é diferente do concreto asfáltico, é ideal para aumentar a aderência dos pneus sob chuva e curvas;
  • Concreto asfáltico de graduação densa, é o asfalto comum, como é feito a base de liga quente, é sensível as variações e ligante sofre oscilações, o que faz perder resistência, é mais econômico, mas também propenso a trincas.

No Brasil 90% das estradas são cobertas por asfalto, o que viabiliza o fluxo de automóveis, caminhões e pedestres, caso contrário qualquer cidade ficaria estagnada e sem acesso.

empresa pavimentação rio de janeiro

Como é formado o asfalto para Pavimentação ?

O asfalto é uma mistura de hidrocarbonetos, minerais, resíduos de destilação do petróleo e petróleo bruto, que juntos formam o material resistente que reveste as estradas. No passado era extraído da natureza e recebia o nome de betume.

Quais os tipos de pavimentação asfáltica que existe?

Basicamente você vai encontrar três tipos de pavimentação asfáltica, apesar de serem semelhantes no aspecto, na formação diferem na composição e são projetados para que supram as necessidades de cada situação.

Não há rigidez na regra de pavimentação, mas é importante observar as características físicas do circuito, para que não ocorra obstruções e danos graves nas rodovias e aos seus usuários.

Variações do clima e geologia também são consideradas para aplicar o asfalto, por exemplo, o clima tropical do Brasil é diferente do clima do norte do Canadá, obviamente a empresa que fará a pavimentação asfáltica devera observar estes detalhes, para saber o tipo de pavimentação asfáltica ideal no Rio de Janeiro clique Galdino Cavalcanti empresa capacitada para orientar sobre o tipo ideal de pavimentação asfáltica para sua região.

  • Pavimento flexível

Ainda é a melhor opção, pela maleabilidade e as condições favoráveis para manutenção e recapeamento. Além de outras vantagens como, menor custo de manutenção

  • Pavimento rígido

Aqui no Brasil sua aplicação ainda não absorve grandes proporções, primeiro pela dificuldade na fabricação que envolve equipamentos e mão de obra especializada, além da necessidade da produção em escala, para absorver o custo que é superior a pavimentação asfáltica flexível.

Decidir por este tipo de pavimentação envolve análise profunda de custo benefício, pois a manutenção é cara, mas em contra partida a durabilidade é maior.

  • Pavimentação semi-rígidas

Totalmente viável para corredores de ônibus, por proporcionar a mescla de pavimento flexível no percurso e pavimento rígido nas paradas, medida esta que transmite segurança aos usuários.

A pavimentação asfáltica também viabiliza…

Diante dos avanços da tecnologia, a produção de asfalto se modificou, hoje é possível, através do asfalto:

  • Reaproveitar raspas de pneus, que são adicionadas aos princípios primários de produção, gerando assim o asfalto borracha

O asfalto borracha é um benefício importante, ao meio ambiente, pois absorve parte do descarte de pneus, influencia na redução do custo de produção e também é auxiliar para que o asfalto tenha mais qualidade.

Em outros países, estudos mostram como utilizar o asfalto para produzir energia, pela grande capacidade de absorver o calor do sol, além da intenção de utilizar o asfalto como coadjuvante na diminuição da poluição.