CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS

CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS NO RIO DE JANEIRO

A necessidade de construção de pontes e viadutos no Rio de Janeiro cresce, e a empresa Galdino Cavalcanti Construtora e Engenharia oferece toda a estrutura para obras de grande porte, que exigem equipamentos pesados e padrões elevados de planejamento e execução da obra.

Construir pontes não é um processo simples, depende muito das condições geográfica, tempo disponível para execução da obra, tipo de estrutura de ponte que será utilizada e também o fim específico, ou seja, a que se destina a ponte? Que tipo de fluxo irá receber? Quais as considerações futuras para o local onde será edificada?

Tudo isso exige que a engenharia e construção de pontes ou viadutos, não seja limitada e evasiva, afinal os usuários serão vidas humanas, que precisam de extrema e indiscutível segurança, assim sendo, a Galdino Cavalcanti Construtora e Engenharia, prioriza a excelência na construção de viadutos e pontes no Rio de Janeiro, desde o projeto até a execução e entrega da obra, seguindo os critérios normatizados estabelecidos.

Qual a estrutura de uma ponte?

Para fundação submersa, por exemplo, a técnica exige moldes grandes que abrigam o concreto, a sequência do projeto é assim definida:

  • Primeiro uma grande estrutura de metal é enterrada no subsolo, não maciça e com garantias que seu interior permanecerá sem água;
  • Segundo o interior deste tubo será completamente preenchido com concreto forte;
  • Terceiro é a extração da base que foi feita em metal, que não é obrigatória;

É relevante que o pilar esteja inserido na camada rochosa essa é a maior garantia de segurança para os usuários.

Qual o tipo de estrutura de ponte que existe?

Sintetizando os quatro tipos de pontes mais comuns, são:

Como o próprio nome diz, a parte onde acontece o fluxo é suspensa, presa por cabos as torres.

A torre central recebe vários cabos que estão presos à plataforma onde o trânsito acontece.

  • Pontes Cantiléver

As sustentações são apoiadas a uma base sólida e somente a uma de suas extremidades.

São várias barras de aço entrelaçadas, que seguram onde acontece o trânsito.

A construção de viadutos também exige critérios específicos e sua principal função é facilitar a mobilidade nos grandes e pequenos centros urbanos. Encurtar distâncias, permitir o fluxo mais seguro de pedestres, e organizar a cidade, são prioridades que devem ser levadas em conta bem no início do projeto de engenharia e construção do viaduto, porque muitas vezes a execução da obra segue paralela com a rotina da região, e quanto mais ágil a execução menos intervenções negativas na economia e na vida dos cidadãos.

O olhar cauteloso para construir pontes e viadutos, exige conhecimento amplo dos processos e materiais para projeto de grande porte, diferenciais importantes como a Construtora e Engenharia Galdino Cavalcanti oferece e que podem ser conferidos acessando aqui.

Como é feita a construção de viadutos e pontes?

Primeiro qualquer construção deste porte deve obedecer à normatização da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, onde muitas questões técnicas são discutidas e com as diretrizes de construção estabelecidas, como:

  • Tipo de chapa de aço que será utilizada;
  • Como deverá ser feito o cálculo para definir as estruturas dos viadutos e pontes;
  • Que tipo de carga móvel e pedestres que irão transitar no local;
  • Procedimentos de segurança durante a execução da obra;

E muitas outras questões que somente empresas capacitadas estarão aptas para realizar.

Nem sempre a previsão de conclusão segue o cronograma, pois fatores externos influenciam muito no andamento da obra, como mau tempo, acesso íngreme ou com obstáculos no terreno.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Construção de Viadutos e Pontes
Author Rating
51star1star1star1star1star